No início do mês o projeto foi apresentado em Birmingham, Londres, na feira “Coach and Bus Live 2011”. Um protótipo à escala real esteve exposto entre 200 outros produtos. A produção de uma "mock-up", correspondente a uma secção de um autocarro de turismo com 2,4 metros de comprimento, era precisamente o objetivo do consórcio entre a Caetano Components, Amorim Cork Composites, da CORTICEIRA AMORIM, Couro Azul, SET e a entidade do SCT – INEGI com a participação da empresa de design industrial Almadesign
Depois da produção deste protótipo, o consórcio pretende começar, de fato, a produzir estes componentes a curto prazo. "Quase todos os componentes foram desenhados na perspetiva de serem produzidos a curto prazo e resolverem de imediato problemas pertinentes deste tipo de produtos", explicou ao Boas Notícias, José Rui Marcelino, designer manager da Almadesign.
Caetanobus é potencial compradora
Entre as soluções encontradas pelo projeto IBUS estão bancos de passageiros mais finos e confortáveis com sensor de cinto de segurança; sistemas de bagageiras de inspiração aeronáuticas; sistema de iluminação integrado na bagageira ativa por proximidade; tapa-pernas mais fino, seguro e confortável; tampas exteriores de bagageiras com núcleo de cortiça, 50% mais leves; painéis laterais também com núcleo de cortiça; e um piso em cortiça, com melhor isolamento térmico e acústico.
O resultado são veículos com um peso total da carroçaria menor, o que traz benefícios ao nível do consumo, performance e estabilidade do veículo, melhorando os seus custos de operação e manutenção, explica a Amorim em comunicado.
Até ao momento ainda não existem compradores efetivos para estes componentes, mas José Rui Marcelino explicou ao Boas Notícias que a Cetanobus, "como participante desde o início do projeto, está em situação privilegiada para adotar as soluções desenvolvidas."
"Foi uma premissa do projeto ter um potencial comprador desde o seu início. Após um período de decisão de cerca de seis meses, a Caetaobus poderá decidir incorporá-las nos seus produtos ou deixá-las disponíveis para todo o mercado", explica.
Menores custos de operação e melhor eficiência
Caso a ideia vá para a frente, os custos de produção de um autocarro equipado com estes elementos não vai muito além do de um autocarro comum.
"Mas mais importante do que o preço por peça é o que se ganha em termos de peso, qualidade final, tempo de montagem, conforto, integração, reciclabilidade e tempo de vida dos produtos, menor custo de operação, melhor performance do veículo e dos seus sistemas e imagem geral do produto. Tudo isso paga-se. E se o custo for da mesma ordem de grandeza, então as vantagens são evidentes", disse o designer manager da Almadesign.
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